top of page

GT Macroergonomia / ABERGO

Público·13 membros

6ª Reunião do GT Macro - Realizada no dia 27/05/2021

Pauta

- Continuidade das propostas de projetos: indicadores de macroergonomia

- Atualização de questões referentes às redes sociais

- Assuntos gerais


Participantes: Bianca Jordão (graduanda PUC-PR, Curitiba), Daniel Graciliano Gontijo (coordenador grupo de ergonomia do BB), Marcio Claudio Nogueira Tavares (Macaé, RJ), Symone Miguez (doutora, autora de livros, Campinas), e equipe de coordenação (Cláudia Mazzoni, Lia Buarque e Rosimeire Bitencourt).


Sobre os indicadores, Daniel propôs analisar os questionários ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), desenvolvidos para o ambiente de investimento, de forma que as empresas estejam compatíveis com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. São muitos, mas pode-se iniciar com o da B3 (http://iseb3.com.br/questionario-ise-b3-2020---versao-final), desenvolvido com apoio técnico da ABC Associados, com início em 2005, e originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, com desenho metodológico desenvolvido pelo FGVces e B3.


Como os indicadores são voltados para o ambiente financeiro, com base em artigos de Pascale Carayon e Peter Hoonakker (https://www.academia.edu/23587136/Carayon_and_Hoonakker_MOSQ_Chapter, https://www.academia.edu/23587094/Macroergonomic_Organizational_Questionnaire_Survey_MOQS_?email_work_card=view-paper ),


Lia propôs incluir também as seguintes questões no questionário:


1) A direção está comprometida com ergonomia?

Como?

Isto fica visível?

Como?

A quem é informado este comprometimento?

Como?

Dê um exemplo


A empresa tem registro do que foi feito?

Como é registrado?

Onde fica armazenado?

O que é feito com os dados?


2) A empresa tem um grupo de ergonomia?

Quem faz parte do grupo?

Como atuam?

Dê um exemplo


3) A empresa tem grupos (e incentiva os grupos) com ações participativas?

Quem são?

O que fazem?

Como fazem”

Que resultados trazem?

Dê um exemplo


4) as propostas e os resultados de ações ergonômicas são colocadas em prática?

Onde?

Como?

Por quem?

Dê um exemplo


5) Quais conceitos/ações em ergonomia são valorizados?

Quem avalia?

Como são medidos/avaliados?

Dê um exemplo


6) Que elementos do sistema de trabalho são avaliados?

condições organizacionais

tarefas

ambiente físico

ambiente psíquico

ferramentas e tecnologias

características individuais

ambiente externo


7) Que resultados são avaliados?

qualidade de vida no trabalho

estresse físico

estresse psicológico

saúde física

saúde mental

desempenho

atitudes

impacto na comunidade


8) Você sabia que ergonomia está relacionada aos ODS?

Sim

Não

Quais


9) Você sabia que ergonomia traz resultados positivos econômicos, sociais e ambientais?

Sim

Não

Quais


10) Se não tem ergonomia, por que não tem?

Ergonomia é custo

Não traz resultados de impacto

Ergonomia é difícil

Não tenho pessoal capacitado

Não tenho interesse em contratar especialista

Não sei o que é ergonomia

Tenho interesse em saber

Não tenho interesse em saber


Na discussão, foi sugerido:

Juntar estas questões com outras relacionadas a NR1 e NR17

Montar questionários diferentes para os diversos atores: empresa (diretoria, gerencia, operadores, CIPA, Dpto Pessoal, Dpto Médico etc.) e ergonomistas

Montar questionário para empresas em função da maturidade ergonômica

Diferentes questionários para micro, pequena, média e grande empresa


Rosi propôs montar um selo de ergonomia (ver com Abergo se é possível)


Symone propôs olhar o livro do Dierci sobre indicadores (vai enviar titulo)

Lia propôs trabalho do Mário Vidal sobre maturidade ergonômica (em anexo)



Foram abertos quatro posts de discussão para as questões que podem compor quatro questionários: Questionário do Indicador Geral de Macroergonomia, Check List de Auto Avaliação, Questionário de Maturidade Ergonômica, Questionário de Custos e Beneficios. Por favor, entrem nos posts para sugerir questões.


Sobre as redes sociais, Daniel, Symone e Bianca apresentaram um cronograma para 12 temas de posts (excel em anexo e fotos 1 e 2 abaixo), a serem desenvolvidos pelos integrantes do GT. Eles deverão ser inicialmente postados no Forum para depois da aprovação pelo GT, serem disponibilizados nas redes sociais.



ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree


ree



25 visualizações
© 2025 Comitê Técnico de Macroergonomia. Todos os direitos reservados.
Textos produzidos por Lia Buarque de Macedo Guimarães e em revisão pelo CT Macro. Última revisão: 04 de novembro de 2025
bottom of page