A proposta do EcoInnovate4Sustain

Trabalhar em rede

Uma rede de Ergonomia e uma de Sustentabilidade que se integram

Uma plataforma de co-criação, integrando pessoas interessadas em solucionar problemas de Ergonomia e Sustentabilidade; não é um concurso de soluções 

A complexidade do problema e da solução não importa

Um banco de dados, uma biblioteca

Somos uma plataforma para troca de informação/conhecimento, reflexão e discussão entre pessoas interessadas em promover mudanças em toda a cadeia de produção e consumo, na busca de uma sociedade mais sustentável sob o ponto de vista social, ambiental, econômico, cultural e espacial.

A idealização, concepção e desenvolvimento da plataforma se deu no âmbito do projeto CNPq PQ 310536/2015-4 (2015-2019) “Co-criação como Ferramenta de Impulsão  de Projetos  em Sustentabilidade”, e está tendo continuidade no projeto  CNPq PQ 307716/2019-8 (2020-) "Impulsão de Projetos com Foco na Sustentabilidade”.

A ideia é trabalhar em rede para gerar conhecimento, informar, integrar  e compartilhar ideias e experiências que possam ter impacto positivo nas organizações, na sociedade, e no meio ambiente; vislumbrar as oportunidades de atuação, desenvolvê-las  e implementá-las; e viabilizar mudanças no pensamento para uma sociedade melhor. 

Apesar de ergonomia e sustentabilidade serem indissociáveis, esta plataforma apresenta duas redes, que  podem e devem ser integradas: a rede de Ergonomia e a rede de Sustentabilidade. O foco da rede Ergonomia são os humanos (questões sociais, culturais, espaciais e econômicas), enquanto o foco da rede Sustentabilidade é o meio ambiente (questões ambientais, sociais e econômicas), mas cada questão impacta a outra pois se articulam dentro de um sistema sociotécnico.

Não é uma plataforma para votar melhores ideias, mas sim, para integrar ergonomistas, engenheiros, designers, pessoal da área de saúde, administradores, economistas, advogados, sociólogos, antropólogos, biólogos, químicos, entre outros, na busca de oportunidades de atuação e de soluções alternativas para problemas que impactam a sociedade e o meio ambiente, principalmente pensando-se na mudança para uma sociedade mais justa e uma economia circular.

Esta transformação é mais fácil com o envolvimento de várias pessoas de diferentes áreas: aquelas que podem contribuir com conhecimento técnico/cientifico (academia), aquelas que podem colocar em prática (empresas e governo), e aquelas que conhecem seu meio socioeconômico e ambiental e as demandas locais (sociedade).

Todas as ideias, iniciativas e propostas de projetos são bem vindas: da mais simples à mais complexa, são válidas todas as oportunidades que podem sair do papel e ser colocadas em prática. A complexidade das soluções não importa, e mesmo aquelas que não tenham sido bem sucedidas por algum motivo, podem ser revisitadas e contribuir para a plataforma. 

A plataforma também funciona como um banco de dados, uma biblioteca, já que exemplos e referências bibliográficas estão disponíveis. Portanto, a plataforma também é um instrumento auxiliar em estudos e pesquisas.

As pessoas por trás do EcoInnovate4Sustain

Lia Buarque de Macedo Guimarães, PhD, CPE CNPq/UFRGS

GT Macroergonomia Abergo

Claudia Ferreira Mazzoni, PhD FUMEC

GT Macroergonomia Abergo

Guilherme Petry Breier, Dr. CEITEC/MCTI

Rosimeire Sedrez Bitencourt, Dr. PUCPR

GT Macroergonomia Abergo

Jacinta  Sidegum Renner, Dr. FEEVALE

GT Macroergonomia Abergo

Contato

contact@ecoinnovate4design.com

+55 21 2527-9295

R. General Dionísio, 12 - Humaitá

Rio de Janeiro - RJ, 22271-050

Visitas na página: