top of page

GT Macroergonomia / ABERGO

Público·13 membros

Desafios na acessibilidade universal - Projeto Tiago Domaneschi

Tiago, Faço uso do fórum para tentar contribuir com mais um dado que talvez possa ajudar a fortalecer o projeto de pesquisa trazido por você na última reunião do GT Macro. Trabalho desde 2013 com uma professora aqui na UFPel que tem especial interesse no tema acessibilidade. Neste ano a rotina dela ficou um pouco mais corrida por conta de ter assumido a reitoria da Universidade. Ainda assim, suspeito que ela teria o maior prazer em lhe indicar nomes de pesquisadores e projetos que possam fortalecer o projeto que se encontra em gestação.

O nome dela é Isabela Fernandes Andrade, http://lattes.cnpq.br/3077011108422970, e faz parte de um grupo de pesquisa comigo (https://wp.ufpel.edu.br/labserg/quem_somos/#secao5). O email dela é acessiarq@gmail.com.

No ano de 2019, ao verificar a acessibilidade do moderno Parque da Orla do Guaíba (Porto Alegre), onde utilizei uma adaptação do checklist da Bins Ely, tive as mesmas percepções que você. O Parque era perfeito, mas alguns metros após sair de suas "fronteiras" percebíamos que não havia acessibilidade alguma para que alguém pudesse chegar até ele. Ou seja, para alguns, usar ele era possível, porém chegar até ele, não. Essa me parece uma lacuna de pesquisa muito similar aquela que você trouxe na reunião pensando no contexto do trabalho.

Espero ter contribuído.

41 visualizações
liabmg
liabmg
Apr 29, 2021

Pessoal, o Guilherme Breier contatou a Cleonice, assessora do deputado Paulo Paim. Vamos torcer por uma resposta para que a gente tenha um primeiro norte na esfera política.


Aproveito para copiar aqui o email que o Tiago enviou (pelo GTMacro) a respeito do mapa de Rio Claro. Peço a todos que postem, no Fórum, informações importantes sobre os projetos para que elas não se percam. Um dos propósitos do Fórum é manter as informações organizadas e registradas.



Mapa de Rio Claro Tiago Domaneschi seg., 26 de abr. 10:56 (há 3 dias)


"Segue anexo um link com o mapa de Rio Claro. Pontuei as principais empresas e pontos de interesse da região:

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1QPpOzxAmNpd0mI_Onvkh4yVg3I0GRQSb&usp=sharing

- ESTRELAS (laranja): principais empresas da cidade

- P (verde): associações que auxiliam pessoas com deficiências

- Livro (amarelo): escolas municipais e estaduais (não pontuei escolas particulares nem faculdades).

Ressalto que Rio Claro possui diversas empresas de diversos tamanhos. No mapa, pontuei as principais (que mais “empregam”).

Vocês vão ver que a concentração destas empresas fica nas extremidades da cidade, com o “miolo” da cidade para comércios, residências, educação e outras pequenas empresas".




Com base no mapa enviado pelo Tiago, a distância entre as empresas que estão nos extremos é de menos de 15 km. Desta forma, podemos assumir que em um raio de 8km o transporte estaria atendendo 15 empresas, 16 escolas e duas associações. Agora basta ver onde moram os usuários (para ver onde transporte vai ter que ir e voltar) e se tem hospitais, centros de saúde etc que podem também ser servidos.


Estou em busca de uma estimativa de preço de frete de ônibus adaptado. Encontrei este site da empresa Happy Life especialista nisso em Sao Paulo. Talvez fosse o caso da gente perguntar quanto seria o serviço em Rio Claro, só para ter uma ideia. Ver em http://www.happylife.tur.br/



ree

ree

© 2025 Comitê Técnico de Macroergonomia. Todos os direitos reservados.
Textos produzidos por Lia Buarque de Macedo Guimarães e em revisão pelo CT Macro. Última revisão: 04 de novembro de 2025
bottom of page