top of page

GT Macroergonomia / ABERGO

Público·13 membros

GT Macro/ Manifesto (Rascunho para contribuição dos e debate entre os membros do GT [co-criação], até chegar a um documento final)

O Grupo Técnico (GT) Macroergonomia integra a Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO e segue o regimento proposto por esta Associação. Os membros do GT Macroergonomia são profissionais de formações acadêmicas diversificadas, interessados na reflexão da prática profissional e científica da ergonomia, de maneira a atender às demandas da sociedade.

Tem como eixo central divulgar a ergonomia na sua essência macro, prezando pelos princípios sistêmicos, participativos/colaborativos multi e interdisciplinares.

Os trabalhos deste GT se fundamentam tanto no conhecimento científico quanto na aplicação prática, visando contribuir para o desenvolvimento da disciplina e a sustentabilidade dos sistemas sociotécnicos e seus ecossistemas por meio da difusão e aplicação da macroergonomia e de princípios de sustenatbilidade. As atividades do GT, tanto de geração/difusão de conhecimento quanto de pesquisa prática ocorrem de forma colaborativa, considerando a hélice quádrupla, envolvendo e aproximando a academia, as empresas, o governo e a sociedade.

Entende-se que macroergonomia é a abordagem que considera a integração das questões no domínio da ergonomia física, cognitiva e organizacional sob uma perspectiva sociotécnica, ou seja, considera os subsistemas do sistema sociotécnico (e suas interações) a saber: subsistema pessoal (demografia, capacitação[conhecimento, habilidades], motivação), tecnológico (projeto de trabalho, maquinas/ferramentas de hardware e software), projeto organizacional (processos, gerenciamento, cultura organizacional), ambiente interno (físico-ambiental, psicossocial) e ambiente externo.

Um sistema sociotécnico sustentável depende do equilíbrio dos fatores: social, econômico, educacional, cientifico-tecnológico, politico, legal, cultural, espacial, da comunidade, ecológico, entre outros, que impactam (e são impactados por) o sistema sociotécnico e seu ecossistema.


Obs.: Este texto foi escrito por Lia Guimarães e está aberto para discussão neste ambiente e nas redes sociais do EcoInnovate4Sustain. Colabore!




12 visualizações
© 2025 Comitê Técnico de Macroergonomia. Todos os direitos reservados.
Textos produzidos por Lia Buarque de Macedo Guimarães e em revisão pelo CT Macro. Última revisão: 04 de novembro de 2025
bottom of page