12ª Reunião do GT Macro - Realizada no dia 31/01/2022
Pauta:
- Coordenação GT
- Homenagem a Lia
- Webinar GT Macro no canal da ABERGO
- Congresso 2022
Participantes: Rosimeire Bitencourt (coordenadora do núcleo de pesquisa SEEDs da PUCPR), Carmem Elena Martinez (Colômbia, doutoranda UFSC), Daniel Graciliano Gontijo (coordenador grupo de ergonomia do BB), Symone Antunes Miguez (doutora, autora de livros, Campinas), Karen Hartman (graduada na PUCPR), Tiago Domaneschi, Adakrishna Sampaio, Thiago Gomes de Lima, Márcia Gemari (mestre pela PUCPR), e equipe de coordenação (Cláudia Mazzoni e Bianca Jordão).
Inicialmente a Cláudia abordou o tema sobre um nome necessário para a coordenação do GT conforme os requisitos do regimento e disponibilidade:
- trabalhar pelo menos a dois anos na área temática
- trabalhar pelo menos 5 anos com ergonomia
- estar como associado a ABERGO a pelo menos dois anos
Após as discussões, a equipe concordou com a Symone sendo coordenadora oficial e o Tiago Domaneschi ficaria como apoio. E, o restante da equipe de coordenação, vice e secretaria, continuaria com a Claudia e a Bianca, respectivamente.
Claudia aborda a segunda pauta sobre homenagear a Lia Guimarães no Webinar, no congresso 2022 e na plataforma Ecoinnovate.
Na plataforma teria um espaço em que fosse possível acessar toda a contribuição científica da Lia, assim como na ergonomia e na macroergonomia.
Além disso, Cláudia cita que a Lia gostaria que sua coleção de livros fosse digitalizada e disponibilizada na plataforma.
A Rosimeire fica como responsável pela digitalização desses livros.
Ficou acordado que no webinar (maio ou junho) teriam dois momentos:
1. Obra e produção científica da Lia: referenciar a pesquisa da Márcia Gemari sobre a Lia ser a maior produtora científica nacional em macroergonomia e a segunda maior fora do Brasil; e apresentar a série de 12 obras (monográficas), sendo que a 1ª já estaria disponibilizada na plataforma Ecoinnovate (e que as demais seriam disponibilizadas até o final do ano), além de outras em conjunto com autores referência em Ergonomia;
2. Metodologia AMT: apresentar sobre a metodologia que a Lia criou com o seguinte tema “como a AMT pode ser utilizada para uma análise ergonômica preliminar?”
Karen juntamente com a Rosimeire ficam responsáveis por a apresentar a metodologia no webinar.
Cláudia juntamente com o Thiago Gomes se responsabilizam pelo resumo do currículo lates da Lia (para o 1º momento do Webinar).
As demais obras monográficas, conforme fossem digitalizadas, seriam disponibilizadas na plataforma.
O GT Macro deverá conduzir 2 momentos no congresso:
- Fórum GT Macro (duração de 2h)
- Outra programação no congresso (ex.: palestra, mesa redonda etc.)
O fórum do GT no congresso 2022 terá duração de 2h.
A proposta inicial pela Claudia é que tenhamos uma fala de pelo menos 15 min falando sobre as atividades do GT ao longo do ano e que o restante do tempo pode ser dedicado a debates e/ou outras atividades.
Para a outra programação no congresso, a sugestão é uma mesa redonda.
A Symone sugeriu convidar a Michele, discipula do Hal Hendrick, e a Claudia pontuou que só teríamos que trabalhar bem com relação a tradução simultânea para que todos possam contribuir.
A Bianca sugeriu convidar profissionais que não estejam diretamente relacionados a macroergonomia, mas que os aspectos do trabalho possam ser correlacionados. A exemplo ela citou profissionais de Gestão de Mudanças Organizacionais e o diretor de Experiência dos Clientes da PUCPR, Rodrigo Peres, que encabeçou mudanças na estrutura organizacional da Instituição bastante compatível com a macroergonomia.
Symone sugere também que podemos apresentar 2 ou 3 cases que abordem de forma prática as aplicações em ergonomia e depois seja realizado uma mini mesa redonda de discussão desses cases. Dessa forma, no fórum do GT macro seria levado um case da Michele, outro do profissional de Gestão da Mudança e um último do Rodrigo Peres sobre a mudança na PUCPR.
Outra sugestão da Symone é termos outro momento de case premiação. Abriríamos para empresas se inscreverem para apresentarem o case de macroergonomia no dia do congresso. No momento da inscrição teria um checklist para a empresa avaliar se esse case é de fato de cunho macro.
Rosimeire só pontua que se formos levar essa ideia adiante teríamos que alinhar com a coordenação do congresso, pois já é realizada uma dinâmica de cases.
Symone complementa que a Lucimara comentou em termos uma premiação Lia Buarque para o case destaque de macroergonomia. Então, poderíamos aproveitar a dinâmica do congresso com relação as submissões de cases voltadas para essa premiação e o GT Macro seria o responsável pela avaliação dos cases submetidos nessa categoria.
Tiago Domaneschi sugere já começarmos a tratar desses pontos: verificar com a diretoria se podemos usar a premiação Lia, identificar os critérios mínimos para submissão do case na categoria, definir os critérios de avaliação e fazer a divulgação dessa premiação (pela ABERGO e pelas redes do GT).
Rosimeire sugere que enquanto GT de Macro nós instituíssemos o título a Lia de patrona da Macroergonomia no Brasil com base na revisão do currículo que vamos fazer para o webinar. Teríamos que ver com a diretoria essa possibilidade e faríamos isso durante o congresso.
Outra sugestão é a criação do dia da Macroergonomia no dia do falecimento da Lia, também em sua homenagem. Dia 5 de janeiro, o dia da Macroergonomia. Isso também teria que ser conversado com a diretoria, mas acreditamos que teremos esse respaldo.
Outra sugestão é um vídeo homenagem: Um olhar sobre a ergonomia na perspectiva das pessoas que foram impactadas pela Lia. Para isso precisaríamos de um roteiro e estruturar um formato e edição.
Sugestão de contatar prof Marcelo para contribuir com o histórico da Lia para colocarmos no site do Ecoinnovate. Além de cortes de filmagens que a Márcia possui das falas da Lia.
A Márcia concordou em assumir essa frente do vídeo homenagem.
Para realizar esse vídeo, todos do GT que tivessem um nome para indicar vão listar os contatos e passar para a Márcia. E abordar dentro dessa lista o impacto que a Lia causou em diferentes gerações.
Plataforma Ecoinnovate é paga e precisamos acordar sobre a divisão do próximo pagamento do WIX, no dia 17 de abril.
Grupo de whatsapp do GT Macro: https://chat.whatsapp.com/CnddOkqNgfK7AhMAOGQ0J3
Na próxima reunião vamos fechar esses assuntos discutidos.
A Cláudia retoma os temas de projeto com o Boticário e com o promotor em uma cidade perto de Recife para fazer um trabalho juntamente com os garis e sobre a revisão da literatura.
Ficou acordado que na próxima reunião será apresentado a revisão da literatura pela Bianca e pelo Franz.
A Márcia apresentou alguns dados do mestrado que podem ser utilizados para um post nas redes sobre Macroergonomia em Números. Daniel concorda que daria para fazer os registros de forma gráfica.
Márcia vai organizar as pastas pelo e-mail do ecoinnovate sobre esses temas macro para construirmos essa biblioteca de arquivos com o histórico.
Para a próxima reunião ficou definido:
- Trazer a devolutiva se é possível fazermos a premiação Lia do case de Macro.
- Trazer a devolutiva se é possível instituir a Lia como patrona da Macro.
- Trazer a devolutiva se é possível instituir o dia da macroergonomia como sendo a morte de Lia (5 de janeiro)
- Trazer a devolutiva se eles estão planejando a tradução simultânea no congresso para convidados internacionais
Symone vai checar uma ferramenta de IA que possa auxiliar nessa tradução de forma efetiva.



.jpg)




Acabei de ler a ata. Muito obrigado pelo relato. Boa sorte à Symone e Tiago. Contatarei a Bianca para avançarmos na demanda citada na ata.
Abrçs!!! FRANZ