top of page

GT Macroergonomia / ABERGO

Público·13 membros

Projeto Catadores

Na 7a reunião do GT Macro, em 24/06/2021, discutimos a possibilidade de montar uma parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil - ILZB (ilzb.org) a fim de desenvolver projeto de ergonomia para melhorar as condições de trabalho e de vida dos catadores. Fundado em 2010, o ILZB, presidido por Rodrigo Sabatini, representa, no Brasil, a ZWIA – Zero Waste International Alliance (https://zwia.org/ ), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo (https://zerowasteworld.org/).


Esta oportunidade foi vislumbrada durante o 2o Congresso Internacional de Cidades Lixo Zero, realizado em Brasília (mas difundido virtualmente devido à pandemia) nos dias 22 a 24 de Junho de 2021. O congresso (www.congressocidadeslixozero.com.br) contou com vários palestrantes brasileiros e estrangeiros, de empresas, academia, governo, sociedade civil, e principalmente catadores de vários estados do país.


As empresas e sociedade civil mostravam o que estavam fazendo para otimizar a coleta e processamento dos recicláveis, a academia alguns estudos desenvolvidos, e os políticos ressaltavam as políticas que estavam sendo implantadas. O deputado João Cardoso (Avante), que aprovou recentemente a coleta individual nos condomínios horizontais do Distrito Federal (PL 6.615/2020) e também o projeto que dá prioridade à coleta seletiva inclusiva, feita por catadores de recicláveis e cooperativas, disse que quem quer que tivesse um projeto interessante poderia telefonar para ele [(61) 999910913] pois é seu dever, como servidor público, apoiar iniciativas de impacto social.


A fala dos catadores focava principalmente a importância da participação da sociedade para um maior compromisso com o descarte, de forma a não comprometer a qualidade do material descartado, pois o descarte incorreto prejudica o trabalho e reduz a produtividade nas cooperativas, ou seja, impacta diretamente nos ganhos que eles podem auferir.


Nos chats, alguns participantes apontaram que não se ouvia falar ou debater as condições de trabalho dos catadores, um trabalho que não é decente, o que me fez vislumbrar uma oportunidade de ação para o GT Macro: quem sabe uma parceria com o ILZB não viabilizaria uma ação ergonômica junto aos catadores, já que o Instituto já trabalha com a questão de lixo urbano e nós, ergonomistas, temos geralmente dificuldade de acessar o sistema?


Tendo em vista que a Ada já tinha mostrado interesse em desenvolver um projeto junto aos catadores em Petrópolis, levantei que a cidade já tem um plano de Cidade Lixo Zero ( https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/phocadownload/Planejamento/cidade.pdf) e que Ana Luiza Castro é a representante do ILZB em Petrópolis (https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/semana-do-lixo-zero-tera-programacao-voltada-para-petropolis-186940).


A ideia seria contatar Ana Luiza Castro e, na sequencia, Rodrigo Sabatini, para avaliar a possibilidade de parceria. Desta forma, teríamos um projeto local para iniciar os estudos, com possibilidade de expansão para todo o pais.

33 visualizações
liabmg
liabmg
Aug 27, 2021

Este projeto esta sendo adaptado para atender o Edital do Boticario, disponivel em https://umabelezadefuturo.com.br/transformeofuturodabeleza/

© 2025 Comitê Técnico de Macroergonomia. Todos os direitos reservados.
Textos produzidos por Lia Buarque de Macedo Guimarães e em revisão pelo CT Macro. Última revisão: 04 de novembro de 2025
bottom of page