PVC

Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil, ou vinil) ou PVC  é um plástico obtido através de uma combinação de etileno e cloro.

PVC é amplamente aplicado em setores da construção civil (canos, conexões, fios etc.), materiais de embalagens (filmes protetores de alimentos, frascos para usos diversos, garrafas de água mineral, materiais de higiene e limpeza etc.), como também na indústria de calçados.

Conforme o índice de 2006, a taxa de reciclagem do PVC foi de apenas 14,7% devido ao tipo de coleta que fica restrito aos catadores. A taxa poderia ser bem maior se houvesse um sistema melhor de coleta.

Existem três tipos de reciclagem de PVC: química, energética e mecânica.

Na química, o PVC volta a ser matéria petroquímica, podendo ser utilizado novamente na cadeia. Na energética, retira-se o calor intrínseco do PVC, que pode ser transformado em energia elétrica.

A reciclagem mecânica transforma o produto de PVC em um novo, sem processo químico. Após a lavagem, o PVC é moído, entra em uma máquina e é transformado em um novo produto. A mecânica é a única praticada no Brasil.

Clique para ver as iniciativas sustentáveis propostas pelos 4 segmentos:

Contato

contact@ecoinnovate4design.com

+55 21 2527-9295

R. General Dionísio, 12 - Humaitá

Rio de Janeiro - RJ, 22271-050

Visitas na página: