Empresa

Nike

Nike (EUA) tem o Programa Reuse A Shoe (1990) de coleta de sapatos Nike e Converse em postos de coleta no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Holanda e Grã Bretanha que depois vão para centro de reciclagem nos EUA e Bélgica para transformá-los em novos calçados ou pavimento (Nike Grind Ruber, a partir do solado) ou emborrachamento de quadras de tênis e basquete (Nike Grind Foam). O cabedal de tecido vira forro de quadras cobertas (Nike Grind Fiber)

Puma

Em 2012, a PUMA (Alemanha) criou o “Bring Me Back Program”, com caixas de coleta de roupas, bolsas e sapatos usados, nas lojas da PUMA nos EUA.

Os produtos recolhidos, de qualquer marca, são enviados para a empresa de reciclagem I:CO. Tudo que tem condição de uso é enviado para lojas de segunda mão. Os demais produtos, como fibras de plástico, solas de borracha, são transformados em materiais isolantes, pistas de corrida e tapetes. Os tecidos biodegradáveis são enviados para fabricas de compostagem industrial.

http://about.puma.com/en/newsroom/corporate-news/2012/april/puma-launches-product-recycling-program-in-puma-stores-in-germany

Em 2013, a PUMA criou a linha “InCycle” de roupas, sapatos e bolsas projetados para serem processados no metabolismo biológico no fim de seu ciclo de vida.

http://www.c2c-centre.com/library-item/introducing-puma-incycle-collection

Timberland

A Timberland (EUA) tem política de take back nos EUA para reusar ou reciclar seus calçados, e uma linha “Earthkeepers” de calçados sustentáveis.

https://www.timberland.com/responsibility.html

Clique para ver as iniciativas sustentáveis propostas pelos 4 segmentos:

Contato

contact@ecoinnovate4design.com

+55 21 2527-9295

R. General Dionísio, 12 - Humaitá

Rio de Janeiro - RJ, 22271-050

Visitas na página: